Paulo Afonso - BA
13 de dezembro de 2018

Paulo Afonso-BA: Quadrilha presa que fraudaram 33 mil contas bancárias, um residia na cidade

PCDF prende hackers que fraudaram 33 mil contas bancárias

Investigações mostram que os dois homens detidos nesta quinta-feira (29/11) fazem parte de uma organização criminosa cibernética

Um programador também foi preso na cidade de Paulo Afonso, na Bahia. Felipe Luciano Amaral Santos, 27 era o responsável por desenvolver o vírus usado nas fraudes. Os dois foram detidos no âmbito da operação Paragon 3, que apura a ação dos criminosos no mundo virtual. O objetivo da ação é desmantelar uma organização formada ainda por Itamar Silva Pereira, Mozart Rodrigues de Oliveira Júnior e outros indivíduos cujos nomes estão sendo mantidos em sigilo.

As ações dos “cybercriminosos” lesaram, por meio de furto mediante fraude, contas bancárias pertencentes de diversos estados. O modus operandi consistia em infectar os roteadores das vítimas por meio de um sistema sofisticado de invasão e instalação de artefatos maliciosos. Com o dinheiro furtado, os bandidos ostentavam lanchas, caminhões e quadriciclos.

Em 4 de julho deste ano, durante operação policial realizada em Umuarama, no Paraná, o líder da quadrilha, Itamar Silva Pereira, foi preso com diversos bens de alto valor.

A DRCC busca rastrear todas as transações financeiras movimentadas pelo investigado. Segundo a PCDF, estão sendo analisados os conteúdos dos computadores e celulares apreendidos para verificar se há o envolvimento de outras pessoas e descobrir a estrutura hierárquica de uma possível organização criminosa