Paulo Afonso-BA: Mobilização de motoristas de Vans alternativos tem apoio da Polícia Militar

Os Motoristas de vans das cidades de Paulo Afonso, Jeremoabo, Glória, Santa Brígida da Bahia, Delmiro Gouveia Alagoas, Petrolândia, Jatobá Pernambuco, entre outras cidades da região, se reuniram a fim de aderir à Paralisação Nacional dos Transportes Alternativos. A paralisação aconteceu ontem 21 de agosto de 2019.

O objetivo dos manifestantes em Paulo Afonso era bloquear a Ponte de acesso da cidade, no entanto, com um diálogo com Policiais Militares do 20 BPM, os manifestantes realizaram suas manifestações em outros pontos da cidade, a exemplo do Centro de Cultura Lindinalva Cabral. Segundo a organização mais de 200 motoristas de Vans participaram do evento.

A lei 13.855 altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que “Institui o Código de Trânsito Brasileiro”, para dispor sobre transporte escolar e transporte remunerado não licenciado. Os manifestantes são contra a Lei 13.855/19, que impede a regulamentação da atividade de vans de transporte alternativo. Os motoristas pedem também, a aprovação de um Termo de Aprovação de Conduta (TAC).

A lei foi publicada no Diário Oficial, no último dia 9, pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), que aumenta a punição para transporte alternativo (pirata).

Veja logo abaixo matéria, vídeo e fotos emitidas pelo 20 BPM-Batalhão de Polícia Militar da Bahia:

 

 

20° BPM MANTÉM A PAZ EM MANIFESTAÇÕES DOS MOTORISTAS DE VANS

Por volta das 06h30 iniciou-se nas diversas áreas de responsabilidade do 20 BPM e em municípios pernambucanos concentrações de motoristas de transportes alternativos que protestavam contra a lei 13.855, recém-sancionada.

De imediato, foram deslocados os Comandantes das Companhias de Paulo Afonso, Jeremoabo e Glória, bem como o Coordenador de Área e Inteligência do 20º BPM para, junto à tropa, garantir o direito de protesto de forma legal e harmônica.

As negociações foram um sucesso e a manifestação percorreu o BTN e as principais avenidas do centro até 11h30min, sendo integrados os manifestantes oriundos de cidades de Pernambuco e da cidade de Santa Brigida. A manifestação contou com mais de 150 veículos e transcorreu de modo pacifico e organizado, com extensos elogios da população à ação da PMBA por conta da conduta profissional.

Finalizado o evento por volta das 12h sem registros de ilícitos e com a plena garantia do ir e vir da população pauloafonsina. Fotos 20 BPM/Tiago Santos.