Paulo Afonso-BA: Fotos e vídeo-Dia do Orgulho LGBTI é comemorado com encontro de Mini Trios

A data 28 de junho é lembrada no mundo inteiro como o Dia do Orgulho LGBTI, e em Paulo Afonso Bahia não foi diferente, a ONG MAHPA-BA realizou a I Caminhada do Orgulho LGBTQI. Mesmo em tempo de Pandemia devido ao Covid-19 o evento aconteceu utilizando todos os protocolos de segurança orientado pela OMS-Organização Mundial de Saúde.

A ONG MAHPA distribuiu cerca de 1000 mil máscaras personalizadas pelas ruas da cidade. Também aconteceu o Encontro de Mini Trios com a cantora Marília Santos + Xandra Diáfana Eloyra e Banda.

O ator e professor de dança Edilson Vieira atual Presidente do MAHPA-BA UNALGBTQI falou da satisfação de poder levar para o povo pauloafonsino um pouco de alegria nesse momento tão difícil do Coronavírus onde as pessoas precisam se isolarem a fim de se proteger da Pandemia do Covid-19.

 

 

 

 

28 de junho – Dia do Orgulho LGBTI

©Anistia Internacional

28 de junho é o Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), data celebrada e lembrada mundialmente, que marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969. Naquele dia, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência.

O levante contra a perseguição da polícia às pessoas LGBTI durou mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização na 1° parada do orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio. Hoje, as Paradas do Orgulho LGBT acontecem em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano.

Infelizmente, a perseguição, discriminação e as violências contra pessoas por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero – real ou percebida – não acabou. No relatório “Making love a crime”, a Anistia Internacional mostra que em 38 países da África, a homossexualidade é criminalizada por lei, e ao longo da última década houve diversas tentativas de tornar estas leis ainda mais severas…Ver mais. Por Jandira Queiroz
Assessora de Ativismo e Mobilização.

https://anistia.org.br/28-de-junho-dia-orgulho-lgbti/#:~:text=28%20de%20junho%20%C3%A9%20o,em%20Nova%20Iorque%2C%20em%201969.