Paulo Afonso-BA: Câmara de Vereadores entra 2020 com mais tecnologia

CMPA FAZ TESTES COM PAINEL ELETRÔNICO

Desde metade do ano passado a CMPA-Câmara de Vereadores de Paulo Afonso vem recebendo uma preparação tecnológica para implantar uma nova modalidade de comunicação da Casa Legislativa.

São ferramentas disponibilizadas pelo Programa Interlegis (Senado Federal) gratuitamente para as Câmaras Municipais de todo o Brasil, que se trata do SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), Portal Modelo e o Painel Eletrônico que é parte integrante do sistema. O sistema está sendo implementado pelo Técnico de TI Daylton Lima Correia (DLC Soluções Web), que já vem trabalhando com o sistema em outras câmaras municipais a aproximadamente 10 anos, sendo referência na região.

Hoje, quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020, os vereadores e assessores passaram a manhã fazendo os primeiros testes com o painel de votação do Interlegis, no plenário da casa. Estão sendo disponibilizados três telões para a população no plenário, para uma melhor visibilidade e transparência dos Trabalhos Legislativos. Lembrando que o sistema de votação já estará em funcionamento na primeira sessão de 2020 que será dia 17 de fevereiro.

O Painel Eletrônico é uma ferramenta de controle, comunicação e transparência das sessões plenárias. Facilita os trabalhos da Mesa Diretora quanto ao encaminhamento das votações e ao controle do tempo para discursos, apartes e questões de ordem. O sistema vai proporcionar informações em tempo real, que poderão ser visualizadas em diversos tipos de dispositivos. Além disso, por meio da automação das atividades envolvidas nesses processos, o novo sistema tornará mais ágil os procedimentos e garantirá mais segurança e integridade às informações produzidas.

O Presidente Pedro Macário Neto reforça que o painel contém tudo o que uma casa legislativa necessita para o andamento da sessão plenária, como as votações, os parlamentares presentes e o tempo das falas, como também poderão acompanhar em tempo real o trabalho de cada vereador.

aulo