Paulo Afonso-BA: 20º BPM tem ciclo de treinamento em APH de combate para todo o efetivo da CETO e alguns militares da 1ª Cia de Infantaria

Do dia 01 ao dia 03 do corrente mês, ocorreu o ciclo de capacitação em atendimento pré-hospitalar (APH) de combate voltado a todo o efetivo da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) e militares da 1ª Cia de Infantaria voluntários. O APH tático visa a resolução de ocorrências emergenciais em durante a atividade policial militar. Nesses momentos, o PM necessita conhecimentos para o atendimento de outro policial, ou a si próprio, em situação emergencial, a exemplo de militar ferido por arma de fogo ou instrumento cortante.

As instruções se dão ao longo de um dia completo. No período da manhã, os policiais veem o embasamento teórico focado em história do APH em combate, protocolo MARC 1, materiais aplicáveis ao APH em combate. No período da tarde, os policiais passam pela prática com oficinas de tiro e simulação de ferimento em combate e aplicação das técnicas aprendidas.

O Ten Cel PM Cunha, comandante do 20º BPM, ratifica a importância do constante treinamento, em especial de uma habilidade tão importante para o policial militar, o qual está constantemente em situação de risco e passível de necessitar atendimento. Nesse caso, o primeiro atendimento já passa a ser prestado pelo próprio colega de farda.

O comandante agradece o apoio do Cel PM Nilton Paixão, Comandante do CPRN, o qual oportunizou a vinda de 02 prepostos da região metropolitana de Salvador, o Subten PM Nailson e o Sd PM Cleyver, os quais são extremamente qualificados para as instruções.