Macururé-BA: Prefeito Everaldo Carvalho, testa Positivo para Covid-19

“Bom dia Caros Amigos e Amigas, estou partindo agora para um centro mais adiantado. Agora sim, em definitivo, positivei para o Coronavírus. Se cuidem pra não acontecer com vocês também. Bom dia”, escreveu o Prefeito.

Na noite de ontem, o prefeito já havia sinalizado que estava com os sintomas. Ele informou que teve contato com cerca de dez pessoas que testaram positivo para Covid-19 e possivelmente poderia também estar infectado.

“Pessoal! (…) Eu, por exemplo, estou há mais de cinco dias encima de uma cama com febre, tive contato com cerca de dez pessoas que estão contaminadas, possivelmente posso positivar. Não posso culpar ninguém, mas sim o fato de não ter me prevenido antes, não usar tudo que deveria. Hoje estou saindo pra emergência ou amanhã para Salvador para ter pelo menos uma sobrevida. Minha situação é difícil e muita gente discute por coisa boba, coisa pequena que não representa muita coisa. Se cuidem!! Se cuidem!! (…) Espero que eu consiga sair dessa. E vocês, com coerência, procurem ajudar as pessoas. Joguem duro para tranqüilizar o nosso povo, que as coisas deem certo”.

Em relação às críticas e questionamentos referentes ao Lockdown, o prefeito disse que: “é uma medida necessária, é extrema, pra ninguém entrar e nem sair do município (…). Gostaria de agradecer e parabenizar a todos que entendem essa situação (…). Se cuidem! Como estou nessa situação, qualquer um de vocês podem estar também”, finaliza Everaldo Carvalho.

Até a noite de ontem, o município registrava 18 casos confirmados de Covid-19. No momento não há informações se, além do prefeito, mais pessoas testaram positivo na manhã desta terça-feira.

Covid-19 no município

No dia 13 de junho, em uma comunidade da zona rural do município, houve uma confraternização familiar (churrasco), com aproximadamente 40 pessoas, inclusive pessoas vindas de outros municípios com histórico de Covid-19.

No dia 26 foi feito o primeiro teste, dando positivo para Covid-19. No dia seguinte, foram feitos testes rápidos em outras pessoas e, infelizmente, mais 15 também estão infectadas.

A Secretaria de Saúde do município está monitorando todos e faz o levantamento para identificar e localizar todos que participaram do evento e depois saber com quem estas pessoas tiveram contato. Além dos familiares, havia outras pessoas da vizinhança e da sede.

É um momento complicado. Já se passaram mais de 16 dias após a confraternização, todos voltaram pra suas casas, tiveram contato com várias outras pessoas da própria família e da comunidade.

Lockdown

A Prefeitura decretou Lockdown em todo o território municipal (sede, povoados e fazendas), deste às 12h deste sábado (27 de junho) e vai até o dia 02 de julho de 2020.

Está suspenso o funcionamento de toda e qualquer atividade comercial. A exceção fica por conta dos postos de combustíveis (exclusivamente para abastecimento), estabelecimento hospitalar, serviço de segurança pública e profissionais da área fim da saúde.

Segundo o Prefeito, o comerciante que descumprir o decreto, poderá ter o alvará de funcionamento cassado, além de outras medidas.

Também fica proibida a locomoção de qualquer cidadão no território do Município de Macururé.

O prefeito também afirmou que logo após a paralisação geral, adotará o toque de recolher: “Vamos fazer o toque de recolher das 18h às 6h do dia seguinte.”

A Polícia Militar, juntamente com a Vigilância Sanitária Municipal estarão realizando rondas para garantir o cumprimento do decreto.

Com o Lockdown de 5 dias, se todos respeitarem e ficarem em casa, o vírus não vai circular e a Secretaria de Saúde terá tempo de identificar e testar todos que participaram do evento e também outras pessoas que possivelmente tiveram contato posteriormente com os festeiros.

www.chorrochoonline.com
Via Portal Formosa.
Foto Divulgação.